RESPONSABILIDADES DO Terapeuta:
São deveres do Terapeuta.
Ao Terapeuta e vedado.
Terapeutas:
Exercer a profissão de Terapeuta sem ser discriminado por questões de religião, raça, sexo, nacionalidade, cor ,opção sexual,idade,condições social,opinião política ou situações afins.
Os Terapeutas devem utilizar de técnicas que não lhe sejam vetadas ou PROIBIDAS por leis federais, podendo, inclusive, fazer uso d instrumentos e equipamentos não agressivos, bem como produtos cujo a comercialização seja livre,alem de orientar a pessoa atendida através de aconselhamento profissional .
O terapeuta naturalista deve recusar as realizações de trabalhos que embora sejam permitido por lei,sejam ao contrários de sua consciência
Princípios Fundamentais.
O terapeuta.
Trabalhar na promoção do bem estar do individuo,na coletividade e do meio ambiente,segundo o paradigma Holístico.
Manter constantes desenvolvimentos pessoal.cientifico,técnico e filosófico,através de supervisão, terapias e/ou psicoterapias,cursos e similares,estando a par do estudos e pesquisas mais atuais na área ,bem como dos trabalhos milenares e tradicionais,alem de ser estudiosos da ciências afins.
As inadequações legais a serem evitadas nas terapias alternativas.
As Terapias naturais devido ao seu sucesso, esta sendo muita visada quanto a fiscalização para verificar as adequação e cumprimento ás leis brasileiras.
Meus caros amigos terapeutas por experiências virmos a informar em levantamentos de cursos livres de terapias naturalistas sejam eles qual a técnicas que exerça , dentro do aprendizagem dos cursos livres de terapias alternativas existe muitos linguajares não compatível para a classe terapêuticas..
A palavra doença é monopólio medico tanto diagnosticar, tratar doenças é exclusividade medica.
O terapeuta Naturalista quando ele faz uma AVALIAÇÃO TERAPEUTICA Seja qual for a técnica terapêutica que fez cursos DE TERAPIAS.Devem usar sempre a termologia ou linguajar terapêutico sendo desequilíbrios, disfunção energeticas, disfunções dos meridianos ou desequilíbrios energéticos dos chacras ou a pré disposição etc. Seja ela física, orgânica, emocional comportamental.
Desde quando o terapeuta naturalista fizer uma avaliação do seu cliente não deve usar o nome de DIAGNOSTICO, DIAGNOSE OU DOENÇAS, ( isso só medico pode usar) mas os terapeutas naturalistas usam os linguajar terapêuticos acima o qual se encaixe melhor na avaliação terapêutica que esta executando.
Falar em doença diagnostico dentro das terapias naturais os alunos podem arrumar complicações seria sendo acusado de um exercício ilegal da medicina.
Outro erro comum que muitos terapeutas fazem aviar formulações( Prescrever formulas) isso não poderá ocorrer toda FORMULAÇÃO E CONSIDERADA MONOPOLIO MEDICO.
Todo tipo de exame também e monopólio da classe medica já desde que objetivam descobrir doenças: por exemplo Exame do Fio de Cabelo, Alem de Invadir a área medica no Brasil também e considerado Charlatanismo.
Se coletar sangue para examinar em microscópio mesmo sendo uma gota, também é caso de prisão.
Quanto as dietas de sangue e outra aberração jurídica em termos de aferir a legislação qualquer coisa nos termos sangue no ponto de vista legal , exige a presença de médicos responsável.
As dietas hoje implica em exercer ilegalmente duas PROFISSÕES, se a dieta for individualizada e ou para alguém doente trata se de monopólio médicos se a dieta for coletiva e ou dirigidas as pessoas sadias ai e a exclusividade DE NUTRICIONISTA.
O que o terapeuta deve fazer e esquecer essas dietas, Trabalhar com seus clientes em reeducação de
Ou Mudanças de hábitos para que o cliente tenha uma qualidade de vida melhor ou um bem star em sua saúde.
Quando for falar em Diplomas, MUITA atenção para não ofender a inteligência de quem pergunta pois há uma enorme diferença entre cursos feitos dentro de uma FACULDADE, com os cursos verdadeiramente de faculdades, ou seja cursos de graduação reconhecido pelo MEC,
Lembre-se que nem um curso em nossa profissão é de graduação, nem técnico,nem superior,de pos graduação.São todos cursos livres, ou seja sem vinculo ao MEC ou seus propósitos.
Os terapeutas sabem que temos hoje muitas júris prudência que nos ampara dentro das técnicas terapêutica, como já esta tramitando alguns PROJETO DE LEI para a regulamentação da PROFISSÃO DOS TERAPEUTAS, como já em alguns Estado,e Município as leis aprovadas das terapias alternativas.
Outro erro muito comum que acaba,( POR SI SÓ) condena o Terapeuta é permitir a ser chamado de DOUTOR,DOUTORA, um simples DR verbal já foi o suficiente para formalização acusação de falsidade ideológica de exercício ilegal da medicina.
Caro Amigo Terapeuta num deixe que seu cliente os chamar de DR. Após ocorrer esse equivoco de seus cliente chamar faça a correção imediata a ele.PODENDO falar a seus cliente olha não sou doutor sou o terapeuta naturalista FULANO , ou pede para seu cliente te chamar pelo seu nome etc, desde que não tem nem um titulo de DOUTORADO , isso poderá te comprometer E muito.
Do ponto de vista so quem possuem DOUTORADO, ou seja, quem tem graduação e pós-graduação para doutorado reconhecido pelo MEC.
Meu amigo TERAPEUTA a lei e ao PE DA LETRA usar a titulação de doutor sem ser , é falsidade ideológica nesse caso agrava se pelos diplomas,
Caso o terapeuta por sinal esteja de traje vestido todo de branco e estiver realizando tais atendimentos ( Trajado de Medico) será certeza de condenação.
O terapeuta não devera ocorrer esse equivoco de branco, procura usar roupas diferentes dos trajes médicos.
Obs. Esses alerta são para profissionais que não são médicos ou profissionais que não são doutorados na área da SAUDE.
Terapeuta naturalista procure usar um modelo de ficha terapêutica diferenciados sem que conste nome de doenças . Sempre que fazer uma avaliação Terapêutica dos seus e relatar nome de doenças que já vem questionada do seu cliente assim que relatar as doenças que seus cliente esta tratando nunca esqueça de relatar dentro ficha de avaliação também o NOME DO MEDICO QUE A DIAGNOSTICOU A DOENÇA daquele cliente que esta avaliando se não fizer isso também pode te incriminar como exercício ilegal da medicina.
Obs. Então terapeuta quando seu cliente relatar que esta se tratando com médicos e o medico disse que ele tem tal doença sempre use junto o nome do medico que ele se trate para isso não parecer que você que esta achando doenças em seus cliente, por que ele já vem com um diagnostico medico. Não cai nesse erro.
Caro profissional Liberal você deve sempre se Titular claramente como TERAPEUTA NATURALISTA e lembrar que ser um terapeuta credenciado em alguma entidade da categoria de forma alguma e obrigação legal, mais sim a comprovação de que espontaneamente filiou se alguma entidade da classe está compromissado ao cumprimento das regras éticas e qualitativas da entidades.
O terapeuta Naturalista deve sempre manter seu cadastro dentro do município onde reside ou atende em dia sendo eles CCM. Cadastro de Contribuinte Municipal, como terapeutas holístico autônomo se quita ISS Imposto Sobre Serviços,Taxa de funcionamento, se emite RPA recibo de prestação de serviços autônomo, ou carne mensal de Impostos de renda.
Lembrado sempre para não acontecer o pior: Se estiver vendendo produtos, isso alem de ser anti ético e ILEGAL , já QUE exerce a profissão a profissão incompatível com esse tipo de comercio, para a vendas desses produtos você tem que ter obrigatoriamente uma empresa comercial aberta regulamente constutuida com CNPJ.CCM,ISS ,imposto de rendas alem de lidar com produtos para consumos HUMANOS ,de ter alvará da vigilância Sanitária para tal.
Ainda que tenha toda essa documentação em dia, resta ainda avaliar se OS PRODUTOS TEM DE SER DE VENDAS LIVRES , E JÁ VINDO dos fabricantes previamente manipulados e embalados(caso contrario, teria que ser uma farmácia e ter farmacêutico responsável) e claro que todos esses produtos tem que ter registro no ministério da saúde ou portaria que isentasse mais tudo isso relatado impresso no rotulo da embalagem, e claro estar devidamente documentado quanto a procedência dos produtos no mínimo com notas ficais, caso não ocorra isso se trata de falsificação de medicamentos, que e considerado de crime hediondo e como tal inafiançável que trata de falsidade de medicamentos onde poderá permanecer preso durante todo o processo sendo culpado ou não mesmo que os produtos seja doados gratuitamente ,os requisitos de legislação sanitária acima igualmente se aplicam.
Caro Amigo Terapeuta ESSES são alguns cuidados que devemos ter quanto a profissão , deixando bem ciente os Profissionais que Pratica das Terapias Naturalistas,NÃO e que não podemos trabalhar, temos muitas jures prudências, projetos de lei que nos respalda quanto a profissão, o que não podemos e nos titular como DOUTOR SEM SER.
PRESCREVER o que não pode ser Recomendado pelo Terapeuta executar Atividades que nos condena perante a justiça como exercícios e falsidade ilegal da medicina.Não entrar dentro da área dos médicos dos Nutricionista e das demais áreas de Saúde.
O que o Terapeuta tem que se adéqua dentro das técnicas terapêuticas , dentro da maneira de avaliar o cliente, dentro dos regulamentos dos produtos de vendas livres.
Hoje em dia uma linha que o terapeuta pode usar desde tenha conhecimentos para ajudar o quadro da harmonia de saúde de seu cliente seria usos de chás , terapias florais ,Terapias Auricular, Terapias de Massagens, Terapias do Suco terapias, Terapias Naturopatia etc.
E o melhor deixar de lado a linha dos produtos que perante os órgãos competente são visto como medicamentos, ou remédios medicamentosos, tudo que entra como capsulas são visto de alguns tempo para cá como remédio, os de vendas livres não.
Isso e um alerta para que seja cada vez mais um bom profissional na área das Terapias Naturais.